Página Inicial
Bem-vindo
27 de Abril de 2024, 13:46
Publicação 06.04.2022 às 16:42
Penitenciária Modulada de Ijuí realiza projeto Promotor de Saúde
Objetivo era capacitar 16 apenados da unidade nas questões de prevenção e identificação precoce de problemas de saúde da população carcerária
Foto de Divulgação Susepe

A Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí realizou, ao longo da última semana, o projeto “Promotor de Saúde”. O objetivo era capacitar 16 apenados da unidade nas questões de prevenção e identificação precoce de problemas de saúde da população carcerária.


Oferecidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da casa prisional, as atividades aconteceram na segunda (29), na terça (30) e na sexta-feira (01). Foram abordadas atribuições dos promotores de saúde, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, higiene do ambiente e pessoal, saúde mental, prevenção do suicídio no sistema prisional e noções primeiros socorros.


A diretora do estabelecimento prisional, Darlen Grasieli Bugs, destaca que esse é um projeto inovador no auxílio ao processo de reinserção social. “Ele garante, à pessoa privada de liberdade, autonomia, responsabilidade e autoestima, dentre outras competências necessárias para a vida em sociedade”, salienta.


Para a coordenadora da UBS, Daiane Steiernagel, o programa tem como objetivo contribuir com a qualidade de vida da população privada de liberdade. "Ao reconhecer nossa responsabilidade frente às necessidades dessa população, formulamos uma nova proposta de atividades em saúde”, diz.


Já a enfermeira Sabrina Benetti enfatiza que o projeto prevê que o reeducando possua um mínimo de aptidão ao cargo de promotor de saúde. “São observados aspectos como a sensibilidade para lidar com o outro, a paciência para compreender os problemas multidimensionais inerentes à pessoa privada de liberdade, a responsabilidade e a ética ao executar ações previstas aos presos promotores de saúde”, lista. 


Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários