Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 14:16
Atualização 07.04.2022 às 08:18
Publicação 07.04.2022 às 08:11
Apenadas da Penitenciária Feminina de Guaíba participam do I Encontro de Educação Permanente do Projeto Promotoras de Saúde 2022
Apenadas da Penitenciária de Guaiba participam de Encontro de Educação Permanente
Foto de Divulgação SJSPS

Na última terça-feira (05/04), aconteceu, na Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba (PEFG), o I Encontro de Educação Permanente do Projeto Promotoras de Saúde de 2022, uma parceria entre a Unidade Básica de Saúde Prisional, o Setor Técnico, a Direção e o setor de Atividade de Segurança e Disciplina da unidade prisional.

O projeto, que teve início em junho de 2017, é coordenado pela enfermeira Neusa da Silva juntamente com o Setor Técnico e surgiu como estratégia para qualificar os atendimentos em saúde (médico, psiquiátrico, psicológico, odontológico e do serviço social), assim como para otimizar fluxos e encaminhamentos das demandas em saúde na Penitenciária.

Visando à promoção e à prevenção de saúde, o projeto também incentiva a autonomia e empoderamento das mulheres privadas de liberdade que atuam como Promotoras de Saúde. Atualmente, 13 mulheres atuam nessa função, nas quatro galerias e na cozinha administrativa.

Os encontros mensais de educação permanente, devido à pandemia do novo coronavírus, ficaram suspensos, porém a atuação dessas mulheres foi fundamental para identificar suspeitas de doenças e comorbidades. 

Conforme destaca a Psicóloga do Setor Técnico, Nathana Kubiça, “o retorno dos Encontros Mensais de Educação Permanente com as Promotoras de Saúde irá promover a qualificação profissional dessas mulheres, explorando temáticas como processo de trabalho, saúde da mulher, saúde mental, redução de danos, diversidade de gênero, agravos em saúde, infecções sexualmente transmissíveis, dentre outros. Ademais, os encontros possibilitarão a construção de um espaço potente de trocas de experiências, de saberes e de resolução de problemas, além de garantir a remição da pena". Na ocasião, foi entregue, à cada Promotora de Saúde, um kit escolar contendo um caderno, caneta, lápis, borracha e apontador para a realização do trabalho nas galerias. Ao final do encontro, a técnica de enfermagem Lieidi Peixoto promoveu um momento de Práticas Integrativas com as participantes.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários