Página Inicial
Bem-vindo
27 de Abril de 2024, 14:46
Atualização 07.04.2022 às 12:09
Publicação 07.04.2022 às 11:57
1º Fórum Regional de Educação Prisional foi realizado em Charqueadas
Fórum sobre educação no sistema prisional aconteceu em Charqueadas
Foto de Divulgação SJSPS

Na última terça-feira (05), foi realizado, no galpão da Penitenciária Estadual do Jacuí, o 1º Fórum Regional de Educação Prisional, que contou com a participação da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e de equipes que atuam nos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e Turmas Descentralizadas dos estabelecimentos prisionais de Charqueadas, Arroio dos Ratos, São Jerônimo, Guaíba e Camaquã, além do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR).

No evento, que teve como objetivo abordar e atualizar assuntos relacionados à educação, o DTP passou informações sobre dados de educação no Estado, bem como sobre a Ordem de Serviço nº 01/2021/DTP, a qual prevê a remição da pena por meio de práticas socioeducativas. Segundo o diretor do DTP, Cristian Colovini, “no início deste primeiro semestre de 2022, a 9ª DPR, com a inauguração de duas turmas descentralizadas, na Colônia Penal Agrícola e no Instituto Penal de Charqueadas, terá espaços de educação formal em todos os estabelecimentos penais da Região. Agora, o desafio conjunto da 9ª DPR e da 12ª CRE é a ampliação do número de pessoas presas estudando nestes espaços”.

Além disso, coma contribuição da 12ª CRE, foram discutidos aspectos sobre o Plano Estadual de Educação nas Prisões, quando as direções das unidades prisionais e os professores dos NEEJAs apresentaram suas práticas. Ainda conforme Colovini, “momentos como este são importantes para dar visibilidade às experiências exitosas e para reafirmar a importância da efetivação da política de educação no sistema prisional”.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários