Página Inicial
Bem-vindo
02 de Maio de 2024, 19:26
Atualização 18.04.2022 às 16:16
Publicação 18.04.2022 às 16:15
Presídio de Encantado realiza Iª Amostra de Trabalho Prisional no Município
Entre as produções, havia cadeiras de marcenaria, horta vertical, porta-cuias, porta-facas, baús para mantimentos e casinhas de cachorro
Foto de Divulgação Susepe

Na última quarta-feira (13), o Presídio Estadual de Encantado (PEE) realizou a Iª Amostra de Trabalho Prisional no Município. A atividade aconteceu nas dependências da Prefeitura e teve o intuito de apresentar à comunidade tudo o que é produzido pelos apenados no interior da unidade, mostrando o que é possível fazer quando se oferece uma qualificação profissional a eles.

 

Entre os trabalhos apresentados, havia cadeiras de marcenaria, horta vertical, porta-cuias, porta-facas, baús para mantimentos e casinhas de cachorro. Além disso, também fizeram parte da amostra produções como quadros pirografados de diferentes personagens infantis e de imagens religiosas, enfeites de coração e de pássaros, barcos de palitos de picolés e de cartolinas, porta-lápis e minibaús de papel.

 

O trabalho desenvolvido na unidade prisional tem como objetivo a valorização humana e a inserção social através da atividade laboral. Por isso, é considerado um eixo fundamental no Programa Transformando Vidas, que busca alcançar o tratamento penal na sua completude, fortalecendo as atividades de trabalho, educação e saúde.

 

Para a delegada da 8ª Região, Samantha Longo, a iniciativa é uma oportunidade de aproximar o sistema penal da comunidade. "Tê-los como parceiros, junto ao poder executivo municipal, é fundamental para o fortalecimento e para a execução dos nossos projetos. Todos ganham”, afirmou.

 

Já a TSP psicóloga Katheliz de Andrade, que está atuando como diretora da unidade na ausência do diretor Patrick Sbardelotto, em férias, destacou que o momento foi muito importante para apresentar tudo aquilo que os apenados são capazes de produzir. “Todas as oportunidades apresentadas aos presos são de extrema importância para a ressocialização e para os seus comportamentos futuros", acrescentou.

 

Estiveram presentes na ocasião o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, a secretária geral do Governo, Joanete Cardoso, a secretária da Saúde, Clarissa Preto, a secretária de Turismo, Paola SIlveira, o chefe de Gabinete, Caetano Turatti, e os vereadores Cristiano Costa e Valdecir Gonzate. 

 

Representando a 8ª delegacia penitenciária regional, além da delegada e da TSP, estiveram a coordenadora técnica Pauline Schwarzbold e os psicólogos Gustavo Haman, David Horn e Etiane Moreira. O evento contou ainda com a visita de alunos de escolas da rede pública municipal.


Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários