Página Inicial
Bem-vindo
03 de Maio de 2024, 07:11
Publicação 28.04.2022 às 08:53
Núcleo de Educação da Penitenciária de Ijuí recebe visita de Coordenadora Regional de Educação
NEEJA prisional de Ijuí recebeu a visita de Coordenadora Regional de Educação
Foto de Divulgação SJSPS

Na terça-feira (19), o Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) Agente Penitenciário Jair Fiorin, localizado nas dependências da Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), recebeu a visita da Coordenadora Regional de Educação da 36ª CRE, Eveline de Souza Eberle, que, acompanhada do vice-diretor da unidade prisional, Luciano Ceratti, e da TSP do jurídico, Patrícia Inês Maders, visitou a biblioteca da PMEI, recentemente repaginada.

O NEEJA prisional de Ijuí é dirigido pela professora Anelise Belinaso, que, junto à equipe de professores e secretária, atende, aproximadamente, 120 alunos, distribuídos entre os ensinos fundamental e médio, nos três módulos. Além disso, vários projetos educacionais são desenvolvidos no Núcleo.

Na ocasião, foi destacado o Projeto Remição pela Leitura, por possuir uma forte parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança do nosso Estado, promovendo a interação entre NEEJA, PMEI e a 36ªCRE. O projeto, que visa oportunizar aos presos provisórios e condenados o direito ao conhecimento, à cultura, à educação, à remição da pena e ao desenvolvimento da capacidade crítica, por meio da leitura, iniciou em 2019 e foi o único que não foi suspenso durante todo o período da pandemia.

Segundo a coordenadora Eveline Eberle, “uma biblioteca em que há a presença de obras diversificadas só consegue manter seu valor quando manuseada”. Já o vice-diretor Luciano Ceratti afirmou: “sempre apoiaremos ações que acrescentem desenvolvimento às pessoas privadas de liberdade”.

Por sua vez, Patrícia Madres fez questão de frisar que “a oferta da educação provoca mudanças positivas, além de oportunizar a remição da pena”.

Ao final da visita, a professora Anelise Belinaso apresentou a todos a “caixa de leitura”, que permite a todos apenados o acesso aos livros através de um rodízio, que atende todas as galerias. Segundo ela, “a mesma tem tido uma grande aceitação entre os apenados, o que demonstra a efetividade do trabalho realizado por toda a equipe que compõe o NEEJA prisional de Ijuí”.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários