Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 19:28
Atualização 16.05.2022 às 14:55
Publicação 12.05.2022 às 15:33
Governo do RS entrega coletes balísticos para 1ª e 9ª regiões penitenciárias
Coletes foram distribuídos para mais duas Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR)

Nesta semana, coletes balísticos foram entregues para mais duas Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Na última terça-feira (10), a 9ª DPR (Charqueadas) recebeu 462 coletes, e, nesta quinta-feira (12), a 1ª DPR (Canoas) recebeu 744 unidades. Essas entregas fazem parte do projeto de distribuir, até o final deste mês, 4.914 coletes balísticos entre todas as regiões penitenciárias, garantindo o recebimento de um colete individual e de uma pistola para cada agente penitenciário do Rio Grande do Sul.


O superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani de Souza, ressaltou que os investimentos do governo do Estado, por meio do Programa Avançar, estão possibilitando melhorias significativas no sistema prisional gaúcho. “A distribuição dos coletes balísticos trará mais segurança e proteção aos servidores, que, agora, não precisarão mais compartilhar esses itens. Além disso, o aumento da quantidade de armamentos também considera a necessidade específica dos profissionais da área, garantindo o acesso a equipamentos mais modernos”, pontuou Giovani.


O delegado da 9ª Região, Paulo Pires, destacou a importância da entrega desses materiais de proteção individual aos servidores. “É uma data histórica para nós, visto que, nesses meus 25 anos no sistema penitenciário, nunca havia recebido uma remessa tão grande quanto essa que estamos recebendo agora. É importante ressaltar que a compra desses materiais, que envolvem a segurança do servidor, também é uma forma de respeito e consideração pelo trabalho que vem sendo feito nesses anos todos aqui na região. Então, é um reconhecimento do nosso trabalho, do trabalho do servidor, por parte de todo o governo, da Secretaria e da Superintendência”, disse Pires.

 

Já o delegado da 1ª Região, Benhur Calderon, afirmou que “a chegada desses materiais, de uso individual, dá mais confiança nas escoltas e nas movimentações internas nos estabelecimentos, porque gera mais proteção e segurança aos agentes. Esse projeto é de extrema importância para aumentar a qualificação nessas movimentações”. Após a entrega, foi oferecido um lanche produzido pelos apenados do Complexo Penitenciário de Canoas, formados em 2021, no Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap), na área de padaria e confeitaria.

 

A superintendente adjunta, Michele Cunda, além de destacar a importância dos investimentos do governo, também pontuou a relevância do trabalho dos servidores. “Se não fossem vocês que estão à frente das unidades prisionais, se não fossem os servidores que estão na ponta, no posto fazendo o seu trabalho, muito disso não seria possível. Então, essa conquista, e as outras que ainda virão, são para todos nós. O parabéns é para todos vocês que trabalham na ponta, fazendo o seu serviço bem feito, para que nós aqui possamos pensar e fazer novos projetos”, disse 

 

Além dos coletes, foram entregues três fuzis para cada DPR. O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Vagner Cogo, salientou a necessidade de buscar formas de equipar os agentes, a fim de possibilitar boas condições de trabalho. “Essas entregas representam um esforço da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socieducativo (SJSPS) e da Susepe para que o agente possa ter, minimamente, condições de segurança para poder trabalhar. Sempre foi um sonho de todo o servidor ter dentro das unidades priosionais esse material. Nós projetamos, pensamos, e com o esforço de todos, conseguimos executar, e não foi fácil fazer isso”, disse Cogo.


As entregas dos coletes balísticos foram iniciadas na última segunda-feira (9), com a distribuição de 267 coletes para a 5ª Região Penitenciária (Pelotas).


 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários