Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 19:30
Publicação 12.05.2022 às 16:47
Premiação da 1ª Competição em Saúde contra a Tuberculose no Sistema Prisional é realizada na Susepe
Premiação Competi-TB/2022
Foto de Camila Borges

Na tarde da última quarta-feira (11), foi realizada a entrega da premiação da 1ª Competição em Saúde contra a Tuberculose no Sistema Prisional (Competi-TB/2022), na sede administrativa da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

A competição surgiu de uma parceria entre a Susepe, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e teve como objetivo a retomada - após dois anos de foco nas medidas de controle da Covid-19 - dos cuidados em saúde, em especial, no monitoramento e na prevenção da tuberculose no sistema prisional.

Dezenove equipes vinculadas a oito Delegacias Penitenciárias Regionais (DPR) participaram das ações de combate à tuberculose no sistema prisional gaúcho e 11 foram premiadas. Duas equipes de saúde foram as grandes vencedoras: a da Penitenciária Estadual de Rio Grande, na modalidade com Unidade Básica de Saúde Prisional (UBS), e a do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, na modalidade sem UBS.

As premiações entregues aos vencedores foram produzidas com mão de obra prisional. Os amigurumis foram confeccionados por apenadas do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, e as placas foram fabricadas por apenados do Complexo Penitenciário de Canoas. Além disso, o lanche oferecido após o evento foi produzido pelas apenadas do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier.

O superintendente dos serviços penitenciários, José Giovani Rodrigues de Souza, agradeceu a parceria com a Secretaria da Saúde e com a Unisc, o empenho de todos na gincana e a presença dos participantes na premiação. Também reconheceu o empenho do Departamento de Tratamento Penal (DTP) para a concretização da atividade: “a atenção a esta questão tão importante, que é a saúde dentro dos presídios, principalmente em relação à tuberculose, que tem incidência muito maior na população carcerária, é de extrema relevância, tanto por essa atividade ter colocado todas as regiões em ação, mas principalmente por contribuir para o sistema de saúde como um todo”.

O diretor do Departamento de Tratamento Penal, Cristian Colovini, conclui: “com este evento, finalizamos essa atividade de fomento ao cuidado com a tuberculose, estamos muito felizes por termos conseguido integrar tanto estabelecimentos prisionais que possuem unidades básicas de saúde quanto aqueles que ainda não contam com essas equipes pactuadas, mas que também conseguiram interagir e trocar experiências entre si”.

A Coordenadora do Projeto Núcleo de Pesquisa e Extensão com foco no sistema prisional, da Unisc, Lia Passuelo, ressalta que as unidades de saúde das casas prisionais, apesar de terem como atividade principal o combate à Covid-19, ampliaram muito as ações de prevenção a outras doenças infectocontagiosas. Segundo ela, “a Competi-TB, que foi idealizada em função do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado em março, foi uma oportunidade de implementar esses cuidados em unidades que ainda não tinham”. Lia anunciou ainda que já planeja a próxima edição da gincana, que será realizada em 2023.


Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários