Página Inicial
Bem-vindo
28 de Abril de 2024, 20:51
Publicação 13.05.2022 às 14:40
Penitenciária Estadual de Porto Alegre realiza formatura de apenados no programa mundial de inclusão social Prison Fellowship
Detentos da Pepoa recebem certificado do programa Prison Fellowship
Foto de Divulgação SJSPS

Na última quinta-feira (12), a Penitenciária Estadual de Porto Alegre (Pepoa) fez a entrega de certificados a seis apenados trabalhadores do Curso “A Viagem do Prisioneiro”. A formação, que teve oito encontros no período de três meses, totalizando 16 horas, é uma parceria da Prison Fellowship International (PFI) com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) e a Igreja Batista Filadélfia.

A Pepoa é a primeira unidade prisional do sistema gaúcho a desenvolver uma das atividades de inclusão social do PFI, programa que existe em mais de 22 mil prisões ao redor do mundo. Desenvolvido por uma associação global de mais de 125 ministérios nacionais, tem como objetivo levar a espiritualidade aos estabelecimentos prisionais, promovendo a recuperação por meio da fé.

Dessa forma, a FBAC, como filiada à PFI, coordena o projeto atualmente em 46 unidades, com três mil recuperandos. No total, são mais de 10 mil pessoas em três anos que terão completado o programa, muitos se tornando facilitadores do curso para outros.

O diretor da Pepoa, Giovani Soares Oliveira, destacou que “a execução do PFI atende a uma das missões de inclusão social, viabilizado por meio de parcerias com a comunidade.  Agradecemos por desenvolverem essa prática tão importante nesta casa prisional”, reiterou ele.

O curso foi ministrado pelo missionário da Igreja Batista Filadélfia de Porto, Elton Soares de Freitas, e as atividade ocorreram durante as sextas-feiras: “falamos de amor e perdão como ferramenta de recuperação social e arrependimento de nossos erros”, disse Freitas.

“O trabalho de espiritualidade no sistema prisional representa uma luz no fim do túnel, pois, diante da palavra de Deus, as pessoas presas são capazes de identificar seus potenciais e, assim, buscarem mudanças para se tornarem pessoas melhores para si e seus familiares”, disse a presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Porto Alegre/RS, Célia Rejane Amaral. 

Conforme o apenado C.M. “o curso possibilitou conhecer melhor a Bíblia e a importância do papel de um grande líder mundial, que foi Jesus Cristo”.

Também participaram do evento o vice-diretor da Pepoa, Josemir Mesquita, o encarregado de segurança da APAC, Joel Pedroso de Moura, e servidores da casa prisional que foram os responsáveis pela execução do curso, tanto na parte da segurança, quanto teórica e psicossocial.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários