Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 23:46
Atualização 31.05.2022 às 15:29
Publicação 31.05.2022 às 11:23
Governo assina acordo de cooperação com a Unijuí para ofertar bolsas em cursos de graduação a apenados
Serão ofertadas cinco bolsas de estudo à população privada de liberdade

O governo do Estado assinou, na última segunda-feira (30/5), um acordo de cooperação com a Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), entidade mantenedora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), para ofertar bolsas em cursos de graduação à população privada de liberdade de estabelecimentos prisionais localizados na região. A formalização da parceria, que ocorreu por intermédio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), foi durante a aula magna do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Segurança Pública e Direitos Humanos da universidade, em Ijuí.


O acordo, com duração de 60 meses, prevê a colaboração e o intercâmbio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A parceria também conta com projetos que incluem práticas educacionais, sociais e culturais envolvendo o sistema prisional. Serão oferecidas cinco bolsas integrais de estudo na modalidade de ensino à distância para pessoas presas.


Antes de iniciar a sua palestra, ao lado da ouvidora nacional da Mulher, Tânia Reckziegel, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, falou sobre a importância de estar na Unijuí e de ter a universidade como uma parceira em diversos projetos que a secretaria está desenvolvendo. “Desde os programas de estágio, em que os estudantes dos mais diversos cursos podem acessar dentro dos sistemas penal e socioeducativo, o Estado precisa estar cada vez mais próximo do mundo acadêmico, porque é da universidade que sai o conhecimento que vai garantir o desenvolvimento econômico e social do país”, disse.


A especialização em Segurança Pública e Direitos Humanos é fruto de um convênio da Unijuí com a SJSPS, firmado em novembro de 2021, com recursos do programa Avançar, a fim de promover a qualificação dos servidores públicos desse setor 


A Susepe e a SJSPS irão realizar o processo seletivo dos apenados que serão contemplados com as bolsas e viabilizar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão nos ambientes dos estabelecimentos prisionais. Cabe às duas instituições, dentre outras funções, providenciar que todos os selecionados tenham a documentação necessária no momento da matrícula e oferecer espaço adequado, com computadores e rede de internet, para que as pessoas presas possam ter acesso às aulas.


As bolsas concedidas durante a vigência do acordo permanecerão válidas até a conclusão do curso pela pessoa presa selecionada, sem possibilidade de transferência de aluno bolsista ou de curso, inclusive após a sua eventual liberdade. A definição de quais cursos da modalidade à distância serão oferecidos são de livre escolha da universidade.


A reitora da Unijuí e presidente da Fidene, Cátia Maria Nehring, destacou que o acesso, o uso e a democratização do conhecimento figuram como bem social, coletivo e estratégico, essencial para a garantia dos direitos humanos básicos e imprescindíveis para a sociedade. “Os países que mais avançaram e se desenvolveram economicamente e socialmente valorizam a educação superior de qualidade. Neste sentido, a assinatura deste acordo, na forma de oferta de bolsas de estudos em cursos de graduação, mediante convênio com a Secretaria Estadual de Justiça, materializa a inclusão e a parceria entre duas instituições que acreditam no poder da educação, especialmente para a ressocialização”, afirmou Cátia.


Também estiveram presentes na cerimônia de celebração do acordo a secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, a chefe de gabinete da SJSPS, Katyuse Pereira, o delegado penitenciário da 3ª Região, Ederson Dornelles, a vice-reitora de Graduação, Fabiana Fachinetto, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito e do curso de especialização, Maiquel Wermuth, e o coordenador do curso de graduação em Direito, Marcelo Loeblein dos Santos.


Aproximação entre o sistema prisional e as universidades


Com o objetivo de expandir práticas educacionais dentro do sistema prisional, o governo do Estado pretende firmar cada vez mais parcerias com universidades gaúchas. Em 2021, foram assinados acordos de cooperação com as instituições de ensino Univates e Unisc, para ofertar bolsas em cursos de graduação a pessoas privadas de liberdade. Em 2022, foi formalizada uma parceria com a UFSM, para atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Ainda no ano passado, por meio da SJSPS, da Secretaria da Educação (Seduc), da Susepe e do Conselho Penitenciário, foi assinado o Plano Estadual de Educação às Pessoas Presas e Egressas do Sistema Prisional, que abrange o quadriênio 2021-2024. A finalidade é melhorar a oferta educacional nos estabelecimentos prisionais gaúchos e qualificar a política de educação para apenados e egressos. 


Texto: Ascom SJSPS e Ascom Unijuí


 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários