Página Inicial
Bem-vindo
04 de Maio de 2024, 10:24
Publicação 31.05.2022 às 14:18
Convênio da Modulada de Montenegro com ótica beneficia apenados
Parceria da PMEM beneficia apenados da liga laboral
Foto de Divulgação SJSPS

A Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro (PMEM) vem desenvolvendo, desde 2020, uma parceria com a loja Mercadão dos Óculos, que desloca uma parte de sua estrutura até o estabelecimento prisional, para atender os apenados que já passaram por consulta com o oftalmologista do SUS e tenham necessidade de óculos de grau.

A iniciativa partiu de uma decisão conjunta entre setor técnico, direção e setor de atividade de segurança e disciplina, o que otimizaram o processo de aquisição de óculos para os apenados, sem a necessidade de deslocamento/escolta e tornando o processo mais prático e seguro, além de propiciar um atendimento humanizado às pessoas privadas de liberdade.

O proprietário da loja, Alisson de Oliveira, e sua assistente, Bianca da Silva Eli, realizam o atendimento, quando trazem todos os instrumentos necessários para prestar assistência aos que necessitam dos óculos, já disponibilizando o orçamento e negociando o pagamento com os familiares dos apenados.

A parceria tem trazido resultados positivos e auxiliado muitos dos apenados que executam o trabalho prisional, alguns com situações graves na visão, com urgência de fazer uso de óculos, sejam eles trabalhadores da manutenção, sejam da costura e da cozinha dentre outros. Vários já utilizaram esse serviço, que tem feito uma grande diferença na qualidade de vida desses homens que estão em cumprimento de pena, porém não isentos dos direitos básicos da dignidade da pessoa humana.

A loja Mercadão dos Óculos realizou, neste mês de maio, a doação de óculos para um apenado sem assistência familiar e que não dispunha de condições financeiras para fazer a aquisição, uma vez que iniciou em liga laboral (PAC de costura de bolas) e já estava em processo de desistência do trabalho por dificuldades de visão. Foi uma doação pontual, realizada de forma excepcional, e que fará grande diferença para o contemplado, que seguirá no trabalho prisional.

O setor técnico da PMEM entende que a ação implica retorno positivo para o tratamento penal, pois a qualidade de vida e saúde impacta diretamente no desenvolvimento desses homens, proporcionando a eles melhores condições para que possam trabalhar, estudar, participar das atividades religiosas, além de abrir portas para o desenvolvimento profissional e para a autonomia em sua vida extramuros.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários