Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 07:16
Atualização 13.06.2022 às 15:37
Publicação 13.06.2022 às 15:17
Curso de capacitação para atuação no Nugesp inicia nesta segunda-feira
Nugesp será inaugurado no próximo dia 27
Foto de Alefer Dias

Na manhã desta segunda-feira (13), teve início o curso de capacitação dos servidores que atuarão no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), que será inaugurado no próximo dia 27 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Na modalidade de ensino à distância (EAD), o curso ocorre até o dia 21 de junho e está sendo organizado pela Escola do Serviço Penitenciário da Susepe (ESP). Em torno de 190 servidores da Susepe atuarão no local, entre agentes penitenciários, agentes penitenciários administrativos e técnicos superiores penitenciários, que irão se capacitar para os fluxos e as rotinas operacionais, administrativas e técnicas que serão desenvolvidas no local.

Na abertura do curso, o secretário da SJSPS, Mauro Hauschild, agradeceu o comprometimento de todos os atores envolvidos no processo e transmitiu os cumprimentos do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior. “Desenvolvemos um aplicativo que trará informações essenciais sobre as atividades desenvolvidas no Nugesp, como a quantidade de audiências de custódia realizadas, de tornozeleiras instaladas, de multas pagas nos acordos de persecução penal, o número de pessoas que ingressaram e saíram do Núcleo e informações como gênero, raça, entre outros”, destacou. 

Hauschild também pontuou que o Nugesp será um espaço de referência de serviço e informação de qualidade. “Lidamos com pessoas que têm direitos e deveres, então, independentemente do crime que cometeram, temos que respeitar os direitos de cada uma delas. Os serviços da Susepe precisam ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que desempenham em todo o sistema de persecução penal”.

“Gostaria de parabenizar a todos os que estiveram envolvidos nesse processo para que fosse entregue dentro do prazo estipulado pelo Governo do Estado”, ressaltou o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, na abertura da capacitação.

O diretor da ESP, Eberson Trindade, enfatizou que a capacitação contará com professores de diferentes partes do País, pessoas com grande conhecimento e relevância nas suas áreas de atuação. Também agradeceu pelo comprometimento dos servidores em se qualificarem para prestar um serviço de relevância para a população.

O Nugesp

Com funcionamento 24 horas por dia, o Nugesp tem como objetivo receber as pessoas presas na região metropolitana a fim de que sejam realizadas audiências de custódia e outros atos processuais decorrentes. O preso deve ficar no estabelecimento pelo prazo máximo de 15 dias.

“O Nugesp é um marco histórico para o sistema prisional do País, pensado exclusivamente para ser a porta de entrada do sistema, propiciando uma forma mais digna de a pessoa responder ao delito, que é uma garantia da pessoa humana”, afirmou o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (Dsep), Vagner Cogo, que também marcou presença na abertura do curso.

A capacitação busca a integração entre os atores envolvidos no gerenciamento e nas atividades do Nugesp, assim como com os órgãos e instituições parceiras que compõem o Núcleo. O curso conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Instituto-Geral de Perícias (IGP), do Projeto Reconecta, da Universidade Feevale, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e de departamentos e divisões da Susepe.

 

Camila Borges

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários