Página Inicial
Bem-vindo
30 de Abril de 2024, 04:57
Publicação 15.06.2022 às 13:44
Susepe realiza reunião com a Prefeitura de Taquara para tratar de atendimentos de saúde dos apenados
Reunião entre Susepe e Prefeitura de Taquara
Foto de Divulgação Susepe

Na tarde desta terça-feira (14), a Susepe, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), realizou uma reunião com a Prefeitura de Taquara para tratar de assuntos relacionados aos atendimentos de saúde para os apenados do Presídio Estadual de Taquara (Petaq).

Na ocasião, foram discutidos os fluxos de atendimentos das pessoas privadas de liberdade pela rede pública de saúde do município. Foi acordado que o serviço deve ser realizado tanto através do deslocamento de profissionais até a unidade prisional, quanto com a ida dos apenados aos estabelecimentos de saúde de Taquara, quando necessário.

Durante o encontro, também ficou estabelecida a necessidade de pactuação de equipe de atenção primária prisional em unidade básica de saúde dentro do estabelecimento penal, pois somente assim é possível que seja garantido o atendimento de saúde ininterrupto, conforme as políticas públicas e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A reunião ocorreu com a prefeita de Taquara, Sirlei Bernardes da Silveira, com a secretária de saúde, Mariane Farias da Silva, e com a coordenadora da atenção básica, Simone Amaral. Representando a Susepe estavam o diretor adjunto do Departamento de Tratamento Penal (DTP), Marcelo Felipe, a chefe da Divisão de Saúde Prisional, Paula Carvalho, com sua equipe, além da diretora do Petaq, Mara Pimentel, com a equipe da unidade prisional.

"Essa reunião, como outras que temos realizado, de orientação, acompanhamento e apoio em relação à situação de saúde nas casas prisionais, tem viabilizado melhoria nos fluxos e mais processos de pactuações de Unidades Básicas de Saúde”, afirma Paula Carvalho.

Para Marcelo Felipe, “a saúde é fator importante dentro do sistema prisional, sobremaneira que as pessoas somente estão privadas de liberdade, não atingindo os demais direitos previstos em lei. Dessa forma, com o auxílio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, foi possível propor ações efetivas dentro da unidade prisional”.

 

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários