Página Inicial
Bem-vindo
05 de Maio de 2024, 09:45
Atualização 15.03.2024 às 15:36
Publicação 12.03.2024 às 15:56
Penitenciária de Charqueadas II recebe a doação de 300 livros
Obras foram doadas por meio de convênio com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Foto de Rafa Marin

Na última segunda-feira (11), a Polícia Penal recebeu a doação de 300 livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, implementada pelo Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do Estados do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 

As obras de diversos gêneros tiveram como destino a Penitenciária Estadual de Charqueadas II (PEC II), inaugurada em novembro de 2023. A nova casa prisional dispõe de quatro espaços de leitura, distribuídos por quatro galerias, e que são supervisionados por apenados que, além de organizar as obras, ainda auxiliam outros custodiados na busca de livros. 

 

A Polícia Penal e a Fundação possuem um convênio em vigor desde 2012, por meio do projeto Passaporte para o Futuro, que possibilita a doação de livros para os espaços de leitura das casas prisionais do RS. Para a chefe da Divisão de Educação do Departamento de Tratamento Penal, Iarani Rocha, “a parceria com o Banco de Livros é muito importante para o sistema prisional, no sentido de garantir o abastecimento de obras literárias selecionadas que atendam, tanto ao nosso público em educação formal, quanto ao projeto de remição pela leitura”.


 

Além da PEC II, o Instituto Penal Feminino de Porto Alegre também recebeu 250 exemplares de literatura nacional e internacional, recebidos no dia 8. Dentre os exemplares estão “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Iracema”, de José de Alencar; e “O caçador de pipas”, de Khaled Hosseini, para citar alguns.


As salas de leitura se tornam importantes instrumentos de tratamento penal, pois, além das atividades com uso de obras literárias possibilitarem novos aprendizados, as pessoas privadas de liberdade conquistam o benefício da remição, conforme a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 391.



A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais baseia-se em “uma ‘metodologia’ de trabalho, que objetiva a inserção de entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil na área de responsabilidade social, a fim de apoiar e fortalecer, de forma eficaz, as iniciativas do Terceiro Setor no combate à fome, à violência e à miséria”. 


O Banco Social envolve diversas divisões, dentre elas, os Bancos de alimentos, de computadores, de livros, de mobiliários, de plástico, de refeições coletivas etc. Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode participar como mantenedora ou como parceira estratégica, oferecendo trabalho voluntário ou doação. Para mais informações, basta acessar o site da Fundação. 

 


A doação foi recebida pelo diretor da PEC II, Joaquim Neto, e pela TSP assistente social Kátia Barcelos, que, em conjunto com os demais servidores da casa prisional, atuam para que as políticas voltadas para as práticas sociais educativas sejam implementadas conforme a legislação vigente.



Texto: Marcelle Schleinstein/Polícia Penal


 

 

 

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários