Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 00:24
Atualização 25.08.2014 às 13:43
Publicação 25.08.2014 às 13:37
PASC promove curso do Pronatec Prisonal
Direção da PASC com prof do Senac. Elisane Lopes, Mário Pelz, prof Jussara e Eraldo de Oliveira
Foto de Neiva Motta

Pela primeira vez, acontecem ações de tratamento penal na PASC, estabelecimento prisional que abriga os apenados mais periculosos do Estado, e com as maiores penas de reclusão impostas pelo Judiciário.

As aulas de auxiliar de cozinha pelo Pronatec Prisional que iniciaram em Julho e seguem até outubro, são ministradas por instrutores do Senac.  Cerca de 16 apenados do regime fechado participam do curso, onde aprendem técnicas básicas de cozinha, disposição dos pratos na mesa, aproveitamento de alimentos e uso adequado de temperos.

 

Já é possível vislumbrar mudanças na rotina culinária, explicou a professora do Senac,  Jussara Andrade. “A PASC dava as sobras de comidas para os cavalos e porcos no entorno do complexo, Mas com a reutilização de cascas e folhas é possível produzir pratos nutritivos e saborosos. Até o dono dos animais reclamou da escassez das sobras” informou sorrindo a professora.

O apenado E.I. cuja sentença é de mais de 30 anos no fechado, disse que está muito satisfeito com o curso.“Estávamos muito reclusos, sem produzir nada. E, agora, me sinto mais humanizado de forma que até minha família vai ficar mais tranquila, já que é a primeira vez em que estou participando de ações de tratamento penal”, reiteirou.

Já, F.F. informou que serão bem-vindos todos os outros projetos de inclusão social. “Espero que mais colegas possam participar destes atos. A gente se sente melhor.”, mensurou. O Departamento de Tratamento Penal (DTP), da Susepe, é responsável pela implantação burocrática do programa federal-Pronatec Prisional nos presídios do Estado.


Diversas melhorias estão sendo executadas na PASC, tanto para servidores como apenados. Exemplo disso, é a reforma na cozinha dos servidores. Com nova decoração, pintura e pisos.

 

Melhorias

A cozinha dos servidores foi toda reformada com a mão de obra prisional. O ambiente ficou mais arejado e iluminado, comportando a produção de mais de 60 refeições/dia. A comida é feita por apenados trabalhadores e que estão recebendo dicas de aproveitamento da professora Jussara. “Já estes alunos dominam mais a arte de cozinhar. Para eles, apresento técnicas de aproveitamento de alimentos, o que representa mudança de cultura que promove a economia dos recursos públicos. O diretor da Pasc, Mário Pelz, explicou que um espaço foi reformado para abrigar a sala de aula, que também será utilizada para outras atividades educacionais em 2015. Pelz acrescentou ainda que a penitenciária será beneficiada pelo projeto piloto de remição pela leitura e que a direção vai seguir, com parcerias, visando ações de inclusão social conforme prevê o artigo 41 da Lei das Execuções Penais (LEP).

 

 

Neiva Motta

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários