Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 01:38
Publicação 20.05.2015 às 17:31
4ª Delegacia Penitenciária capacita servidores para atuar na Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos
As pessoas são capazes de desenvolver novo olhar sobre o perdão e a justiça.
Foto de Divulgação

A 4ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) em parceria da Pastoral Carcerária, vai realizar entre os dias 20 a 22 de Maio, nas dependências do Instituto Penal de Passo Fundo, o curso de Capacitação de Multiplicadores da Escola de Perdão e Reconciliação – ESPERE.  A capacitação tem o objetivo de transformar os conflitos, prevenir e superar a violência. Desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, os ensinamentos buscam contribuir para com o crescimento humano. Em sua base, trabalha com a comunicação não-violenta, mediação de conflitos, práticas e justiça restaurativa.

A ideia é proporcionar às pessoas privadas de liberdade a oportunidade de realizar a primeira etapa do curso da Escola do Perdão e da Reconciliação, com o foco nos fundamentos da Justiça Restaurativa. No primeiro momento, ocorre a capacitação aos servidores e comunidade para posteriormente realizar a capacitação com as pessoas privadas de liberdade, nos presídios da região
O curso está sendo ministrado pela Irmã Imelda Jacoby coordenadora Estadual da Pastoral Carcerária, com a organização das servidoras penitenciárias, Priscila Corazza Simões e Neise Fortes Borowski e com o apoio do delegado penitenciário, Rosalvaro Portella, do diretor do Instituto Penal de Passo Fundo, Luis Alves e demais diretores da região.

A metodologia é participativa e considera as quatros dimensões do ser humano: aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais e espirituais. Com isso, as pessoas são capazes de desenvolver novo olhar sobre o perdão e a justiça.

O Projeto de Implantação da Justiça Restaurativa no Sistema Penitenciário/RS: Formação e Práticas foi criado frente à necessidade de encontrar mecanismos efetivos para prevenção, controle e superação da violência através da lógica de humanização do espaço institucional. Está articulado desde o ano de 2011 na SUSEPE.

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários