Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 00:55
Atualização 11.07.2017 às 17:59
Publicação 11.07.2017 às 13:29
Penitenciária de Canoas 2 abre 144 vagas e detentos começam a ocupar a partir desta terça
Outras galerias serão abertas gradativamente
Foto de Rodrigo Ziebel/SSP

A galeria A da Penitenciária Estadual de Canoas 2 (Pecan 2) foi oficialmente aberta nesta terça-feira (11). O governador José Ivo Sartori visitou o local e anunciou anunciou a abertura de 144 vagas. A galeria possui 18 celas, com capacidade para oito detentos por compartimento prisional. Os apenados do regime fechado devem chegar a partir da tarde desta terça.  

"No momento em que tivermos condições vamos abrir outras galerias. É um esforço que estamos fazendo, o momento é difícil, mas sempre falamos que quando tivéssemos condições financeiras e de pessoal faríamos isso", afirmou o governador. 

Sartori também citou o aumento do orçamento da Segurança Pública em 2017. "O orçamento que está sendo executado neste ano é 19% maior que em 2016. Este é o único setor que teve acréscimo", garantiu. O governador também agradeceu à prefeitura de Canoas pela parceria nos trabalhos de acesso ao Complexo Penitenciário e à Corsan pelas obras de esgotamento sanitário. 

O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, afirmou que nesta terça devem começar a chegar os primeiros detentos. "É o começo de ocupação desse espaço. Essa penitenciária tem a visão oposta do que acontece no sistema prisional do Rio Grande do Sul e do Brasil. Aqui temos um método construtivo diferenciado. O controle de operação é feita na parte superior, tem espaço para educação e trabalho. Isso proporciona ressocialização dos presos". 


No centro, superintendente Marli Ane Stock com a primeira equipe de segurança que irá atuar na Pecan 2 e, ao lado direito dela, o diretor Fernando Demutti

Schirmer disse que os presos que ocuparão a Pecan 2 são presos provisórios ou condenados pela primeira vez, assim como detentos sem periculosidade. Eles devem vir dos centros de triagem, delegacias, cadeia pública e Região Metropolitana. O secretário disse que a abertura de outras galerias serão gradativas, “assim que tivermos mais efetivo e condições financeiras” e salientou que o concurso para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já está em andamento. 

Segundo a superintendente da Susepe, Marli Ane Stock, o concurso está na fase de análise da vida pregressa dos candidatos. Ao todo são 720 vagas, das quais 620 para agentes penitenciários e 100 para agentes penitenciários administrativos, que devem entrar na ativa em fevereiro. 

A unidade é administrada pela Susepe e integra o Complexo Prisional de Canoas, totalizando 2.808 vagas em regime fechado. A Penitenciária Estadual de Canoas 1, inaugurada em março de 2016, está com suas 393 vagas totalmente ocupadas. As Penitenciárias de Canoas 2, 3 e 4 terão 805 vagas cada, que serão ocupadas gradativamente.  

 

Estrutura da galeria A da Pecan 2


 Serão encaminhados ou transferidos para a Pecan 2, presos sem passagem pelo sistema prisional, que poderão vir das delegacias penitenciárias. Não podem ter ligação com facções ou grupos criminosos e devem ser exclusivamente da jurisdição da Vara das Execuções Criminais de Porto Alegre. 

A estrutura da unidade conta com quatro parlatórios, solários, sala de aula, sala de estudos, sala de revista, recepção e espera de visitas, três celas para visitas íntimas, alojamento e refeitório, reservatório, administração, gerador, estacionamento, cozinha e lavanderia. 


Superintendente Marli Ane Stock com equipe técnica da Pecan 2

 

 

 

Texto: Cassiane Osório

Foto: Neiva Motta (Susepe)

e Karine Viana (Palácio Piratini)

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários