Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 09:24
Atualização 01.11.2019 às 18:56
Publicação 17.11.2017 às 11:09
Susepe lança “Vozes de um Tempo”, Vol. 03, na Feira do Livro de Porto Alegre
Livro contém textos de autoria de presos e presas do RS
Foto de Caroline Paiva/Imprensa Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) lançou, na última quinta-feira (16), o terceiro volume do livro “Vozes de um Tempo”. O lançamento ocorreu na Tenda de Pasárgada, na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre na Praça da Alfândega até domingo (19).

A obra é uma coletânea de 130 poesias e ilustrações que contemplam a produção literária de 112 pessoas privadas de liberdade do sistema prisional gaúcho. Participaram apenados e apenadas de todos os regimes, oriundos de 33 casas prisionais, que abrangem todas as regiões do Estado.

O lançamento contou com a presença de três detentos e uma ex detenta, que autografaram a obra e representaram os(as) demais escritores(as) que participaram da produção. Neste volume, o livro teve a orelha escrita pelo cineasta Jorge Furtado, conhecido por dirigir filmes como o “O Homem que Copiava” e “Caramuru – a Invenção do Brasil”.

Representando a superintendência, a diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP) da Susepe, Mara Minotto, agradeceu e enalteceu o apoio das parcerias que fizeram o projeto ser possível, também parabenizando os autores(as). Além dela, a mesa de abertura teve a presença do presidente do presidente do Banco de Livros da Fiergs/Bancos Sociais, Waldir da Silveira, também da professora pró-reitora acadêmica da Uniritter, Bárbara Costa.


Diretora do DTP, Mara Minotto

O presidente Waldir ressaltou as dificuldades de se levar pessoas privadas de liberdade até a feira, por questões de segurança e escolta, também o trabalho minucioso de seleção dos textos, de responsabilidade da comissão organizadora. Segundo ele, de acordo com pesquisas, os presos chegam a ler até 14 livros por ano.


Presidente do Banco de Livros, Waldir da Silveira

O apenado Jorge Araújo, atualmente no regime aberto da Penitenciária Estadual de Rio Grande, autografou o livro pela segunda vez. Jorge, que já havia participado do projeto em 2015, diz que já possui material suficiente para lançar um livro de autoria única. Emocionado, relatou durante a abertura, como é escrever dentro do sistema prisional.


Apenado Jorge (primeiro), do regime aberto, veio de Rio Grande para a sessão de autógrafos

Também participaram da sessão de autógrafos Gerson Luis Barbosa, da Penitenciária Estadual de Canoas 1 (Pecan 1), Felipe dos Santos Lima, do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), e Telma Maria Machado Gomes (atualmente em liberdade), que cumpriu pena no Presídio Feminino Madre Pelletier.


Equipe da Pecan 1 com apenado Gerson


Equipe do IPF com paciente Felipe. Foto: Ricardo Vieira

 

Comissão Organizadora

O objetivo da confecção do livro é estimular a produção textual e fomentar a prática da leitura e escrita nos estabelecimentos prisionais. A organização e montagem foi realizada pelo setor de Educação Prisional do DTP, em parceria com o ­Banco de Livros da Fiergs/Bancos Sociais e a UniRitter, contando também com o apoio da Editora Concórdia.

A comissão organizadora é composta por Ana Luisa Florence Luz Dreher (coordenadora do setor de Educação Prisional do DTP), Cristiane Beil Hartwig (assistente social do setor de Educação Prisional do DTP), Mara Nadir Borba Minotto (diretora do DTP), Simone Schroeder (professora de Direito da Uniritter) e Rosane Lazzaroto Garcêz (assistente social do setor de Direitos Humanos, Cultura e Projetos do DTP).


Comissão organizadora


Clique aqui e confira como foi o Vol. 01 (2012)

Clique aqui e confira como foi o Vol. 02 (2015)

 

 

 

Texto e fotos: Caroline Paiva/Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários