Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 09:30
Atualização 06.05.2021 às 18:47
Publicação 06.05.2021 às 18:48
Setores de inteligência da SJSPS e da Susepe participam de operação integrada para desarticular organizações criminosas
Operação foi integrada com forças de segurança de Santa Catarina
Foto de Divulgação Susepe

Uma ação integrada entre os setores de inteligência da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Sociaeducativo (SJSPS) e da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), juntamente com o Grupo de Intervenção Regional GIR/1ª Região Penitenciária, com o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Santa Catarina (GAECO), com as Polícias Civil e Militar de Santa Catarina e com a Polícia Rodoviária Federal, articulada com o GAECO do Rio Grande do Sul, com a Brigada Militar e a Polícia Civil gaúcha, desencadeou, na manhã desta quinta-feira (06), as operações Conexão Alvorada e Ouro Negro. Ao longo do dia, serão cumpridos 116 mandados de busca e apreensão, 48 de prisão temporária, além de ordem judicial determinando a indisponibilidade de bens no valor de, aproximadamente, R$ 1,6 milhão.

O objetivo da operação Conexão Alvorada é combater uma organização criminosa responsável pelo tráfico interestadual de entorpecentes na região sul do País. Os trabalhos começaram em 2019, a partir de denúncias de que motoristas de transporte de cargas rodoviárias estariam carregando grandes quantidades de entorpecentes na região de Ponta Porã (MS) e enviando a droga para a Região Metropolitana de Porto Alegre, tendo Alvorada como o principal centro de distribuição.

No Rio Grande do Sul, a operação ocorreu nas casas prisionais de Porto Alegre, Canoas e Charqueadas, desarticulando uma organização criminosa que atuava no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso. Nos demais estados, os mandados estão sendo cumpridos em São Miguel do Oeste (SC), Descanso (SC), Belmonte (SC), Palhoça (SC), Imbituba (SC), Capanema (PR), Ivaiporã (PR) e Sinop (MT).

Já a operação Ouro Negro tem como propósito combater o ingresso irregular, no Brasil, de pneus de origem estrangeira, sem o registro na Receita Federal. Um grupo de pessoas estava envolvido em um esquema que consistia na aquisição de pneus no Paraguai e os revendia no Rio Grande do Sul.

Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários