Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 05:04
Atualização 16.12.2014 às 16:03
Publicação 16.12.2014 às 15:41
Instituto Penal de Gravataí inaugura espaço de leitura “Fabrício Carpinejar”
O autor visitou o local e também doou obras de sua autoria
Foto de Caroline Paiva

“Todo presidiário tem dez minutinhos de sol, um recreio para banhar o rosto com a luminosidade da manhã. Já quem é livre, talvez passe 24 horas longe da luz do dia”. O trecho da crônica “Abraço de Judas” (Ai meu Deus, ai meu Jesus – Bertrand Brasil), que fala sobre liberdade, foi o escolhido para encerrar o ato de inauguração do espaço de leitura “Fabrício Carpinejar”, no Instituto Penal de Gravataí (IPG).


Sala de leitura levou o nome do autor homenageado

A sala, inaugurada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) nesta segunda-feira (15), inicia as atividades com mais de 120 livros, que serão destinados a 58 apenados do regime semiaberto. A abertura contou com a presença do escritor homenageado, Fabrício Carpinejar, que colaborou com a doação de exemplares de sua autoria. O autor também conheceu as dependências do instituto e conversou com os detentos.


Diretora Janaína Guntzel fala sobre importância do incentivo à leitura

Segundo a diretora do IPG, Janaína Guntzel, Carpinejar foi convidado por tratar em seus textos as adversidades da vida com bom humor. “Acredito que o livro pode mudar a vida de uma pessoa, mesmo que ela, inicialmente, apenas o folheie, já vale a pena”, comentou.

O ato teve apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Unilassale, além de contar com autoridades do município e representantes do Departamento de Tratamento Penal da Susepe, que entregaram exemplares do livro “Vozes de um Tempo”, obra conjunta confeccionada por apenados.

O Instituto Penal de Gravataí continua aceitando outras doações de livros. Para doar, basta entrar em contato pelo (51) 3488-1980.

Arte, leitura e grafite

Durante o evento também ocorreu o projeto Arte Liberta, que consiste em levar cor e arte para os presídios por meio de grafites, humanizando os locais de convivência. O Arte Liberta, que já passou por diversos presídios do Estado, é coordenado pela Assessoria de Direitos Humanos da Susepe, e conta com o apoio do grupo Núcleo Urbanóide e Tintas Coral.


Projeto Arte Liberta deu cor à inauguração

De acordo com Guntzel, o estabelecimento penal, além de todas as ações de incentivo à cultura e leitura, também recebeu reformas recentemente. Pintura integral, instalação de três ares condicionados nas áreas administrativas (doados pelo Consepro - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública) e colocação da primeira placa de identificação são algumas delas. “Todas as ações visam a melhoria do ambiente, o que contribui para a ressocialização”, relatou.

No IPG, dos 58 apenados, apenas oito não possuem trabalho.

 

 

Para mais fotos deste evento, acesse a página oficial da Susepe no Facebook.

 

 


Texto e fotos: Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários