Página Inicial
Bem-vindo
25 de Abril de 2024, 21:46
Atualização 13.04.2017 às 10:19
Publicação 12.04.2017 às 16:36
1ª Delegacia Penitenciária promove primeiro seminário sobre gerenciamento de crise prisional
Seminário ocorre nesta quarta-feira (12)
Foto de Caroline Paiva/Imprensa Susepe

Durante esta quarta-feira (12), a 1ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), situada em Canoas, promove o primeiro seminário sobre gerenciamento de crise prisional, na Câmara de Vereadores do município. O objetivo é propor capacitação e aperfeiçoamento para servidores e servidoras atuarem orientados pela Lei de Execução Penal (LEP) e pelas normas de Direitos Humanos. O seminário iniciou às 9h e tem previsão de término para as 17h.

O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), Angelo Carneiro, apresentou algumas características das crises prisionais, como imprevisibilidade, urgência e ameaça de vida. Angelo também mostrou um mapeamento das facções presentes nos presídios do Estado, sendo um total de 12. De acordo com ele, o levantamento foi feito com apoio de servidores das casas prisionais, também da Divisão e das Agências Regionais de Inteligência Penitenciária, e da Brigada Militar. “Para o enfrentamento de crises é preciso uma postura organizacional não rotineira, um planejamento especial, pensando também nas considerações legais”, falou.


Diretor do DSEP, Angelo Carneiro

O delegado penitenciário da 1ª DPR, Sandro Roberto Soares de Oliveira, enfatizou os objetivos da iniciativa, que faz parte de uma política de valorização e qualificação dos servidores da região. Segundo ele, os gestores devem ser motivadores, então a delegacia busca oferecer melhores qualificações, possuindo um plano de cursos. “Todos os dias gerenciamos crises. Há uma necessidade de preparação frente a situações especiais, sempre buscando preservar a vida e cumprir a lei”, relatou.

Já na tarde haverá uma fala do delegado substituto da 1ª DPR, Luis Benhur Nunes, e uma palestra do secretário de Defesa Civil de Canoas, coronel Rodolfo Pacheco, que também esteve pela manhã. Ele falou sobre importantes avanços na Susepe, como o plano de carreira, e defendeu a ideia de mais presídios municipais, para cidades de 50 a 100 mil habitantes. Pacheco já foi diretor da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e também da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ) e possui experiência em gestão de crises prisionais e negociações.

Participou também o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Juares Hoy, e o secretário de Segurança Pública de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior. Vieira destacou o trabalho em conjunto com a Susepe e falou sobre os projetos que pretendem incluir, como as horas extras municipais, doações de viaturas, entre outros.

Também presente, representando o Departamento de Tratamento Penal, Ari Bavaresco, a coordenadora técnica da 1ª DPR, Fátima Simas, além de diretores de casas prisionais e demais servidores e servidoras da região.

 

 

 

Caroline Paiva
Imprensa Susepe

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários