Página Inicial
Bem-vindo
26 de Abril de 2024, 05:59
Atualização 15.08.2017 às 14:24
Publicação 15.08.2017 às 10:56
Estado e Canoas assinam transferência de viaturas e terreno
Para o secretário Cézar Schirmer, a parceria com Canoas traduz o significado real de um trabalho integrado nessa área
Foto de Rodrigo Ziebell/SSP

Uma área de 1.248 metros quadrados no bairro Guajuviras em Canoas, de propriedade do Estado, foi transferida para a prefeitura, que vai modernizar e instalar equipamentos de academia ao ar livre. A assinatura do documento de transferência, pelo governador José Ivo Sartori e o prefeito Luiz Carlos Busato, ocorreu nesta segunda-feira (14), no Palácio Piratini. A modernização da área, com recursos obtidos junto à Caixa Federal, além de contribuir para a qualidade de vida da população, vai diminuir a violência, que é elevada no local.

"A união de forças surte efeito positivo para a cidade e para o Estado, num setor tão sensível para todos, que é a segurança e a inclusão social", afirmou Sartori, lembrando que a prioridade do governo é atender às pessoas. "Quando ocupamos um espaço da cidade com lazer, tiramos a oportunidade de ocupações negativas para a juventude," acrescentou.

Na ocasião, o governador e o prefeito também assinaram convênio para o repasse de 22 viaturas para a segurança pública, adquiridas pela prefeitura de Canoas. São 15 viaturas para Brigada Militar, seis para Polícia Civil e uma para Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). As viaturas serão utilizadas exclusivamente pelos órgãos policiais de Canoas. O investimento soma R$ 3,3 milhões.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Cézar Schirmer, a parceria com Canoas traduz o significado real de um trabalho integrado nessa área. "Solenizamos essa ação positiva, porque ela demonstra o que é na prática um processo de integração. Esse é um exemplo notável de quando transformamos uma parceria em integração de forças em benefício da comunidade," destacou.

"São ações concretas para enfrentar a violência e oferecer alternativas em área de vulnerabilidade", disse o prefeito Busato, referindo-se ao terreno do Guajuviras. Os lotes transferidos pertenciam ao patrimônio da extinta Cohab e cedidos à Metroplan em 1991, por comodato, para implantação de terminal da Estrada do Trabalhador.

Sobre as viaturas que irão para as instituições do Estado, para serem usadas em Canoas, Busato disse que embora o município não tenha o dever de investir em Segurança Pública, ele considera que essa seja uma obrigação moral da administração municipal. "Segurança deve ser, sim, prioridade das prefeituras", ressaltou.

O secretário de Obras, Habitação e Saneamento, Fabiano Pereira, participou da solenidade e também assinou o documento.

 

 

Texto: Anamaria Bessil

Link desta página
SUSEPE - Superintendência dos Serviços Penitenciários